CURIOSIDADES SOBRE AS LEIS DE TRÂNSITO NO BRASIL

O Código de Trânsito Brasileiro, entre outras atribuições, fornece diretrizes e normas de conduta para motoristas, pedestres e até mesmo ciclistas, por exemplo, todos considerados usuários do sistema de trânsito.

Todos precisam conhecer as leis de trânsito para dirigir, já que é uma exigência da prova teórica do Detran, e claro, conhece-las irá certamente evitar acidentes.

Mas existem curiosidades sobre essas leis que você talvez ainda não conheça e são elas que vamos listar por aqui.

Curiosidades das leis de trânsito

É fundamental passar na prova do Detran, mas algumas informações que vamos mostrar aqui são bem importantes, não só para motoristas, como também para pedestres. É interessante se dar conta dessas particularidades não tão conhecidas:

CÓDIGO DE TRÂNSITO

Você sabia que o CTB – Código de Trânsito Brasileiro, não serve apenas para definir responsabilidades e deveres, mas também os direitos dos usuários do sistema de trânsito no país?

MULTAS PARA PEDESTRES

Não são apenas os motoristas e seus veículos que podem receber uma multa. O pedestre que não respeitar um sinal de trânsito ou andar fora da faixa, por exemplo, também pode ser multado.

CURSO SOBRE SEGURANÇA

Para esses pedestres infratores, existem cursos sobre segurança, que ele é obrigado a frequentar antes de ser avaliado por uma autoridade de trânsito competente.

ATENÇÃO AO SINAL VERMELHO

Avançar o sinal vermelho é considerado uma infração de trânsito gravíssima! E não importa o horário, o sinal vermelho deve ser respeitado.

PROPRIETÁRIO OU CONDUTOR?

Quem sofre uma multa por infração de trânsito é quem dirige o veículo, não o proprietário do carro. O proprietário se responsabiliza pela documentação, manutenção do carro e pela propriedade ou não de uma habilitação por quem for o condutor do carro.

SEM COMBUSTÍVEL

A falta de combustível no veículo é passível de multa. Um veículo que fica sem combustível no meio do trânsito pode representar risco de acidentes.

PELA JANELA

Não é permitido jogar lixo ou qualquer outro objeto pelas janelas do carro. São infrações passíveis de multa. Também não é permitido dirigir com os braços para fora das janelas.

PEDESTRE MOLHADO

Sabia que molhar os pedestres passando por poças de água na pista também é considerado uma infração de trânsito?

CUIDADO COM CICLISTAS

Ameaçar um ciclista com o veículo é considerado uma infração gravíssima! O motorista pode ter a habilitação e o carro apreendidos, além de ter o seu direito de dirigir suspenso.

FOI REPROVADO?

Você poderá repetir quantas vezes forem necessárias as provas teórica e prática, para retirar a sua habilitação.

Você tem seguido à risca as leis de trânsito, ou está precisando melhorar a sua conduta?

É sempre bom lembrar que, seguindo à risca a legislação, você pode evitar acidentes que podem trazer prejuízo material para você ou outros motoristas, sem falar nas vidas que pode salvar.

Deixar uma resposta