Como o uso do celular no trânsito tem afetado os motoristas brasileiros

Celular no trânsito: será mesmo que o uso tem afetado os motoristas brasileiros?

Os smartphones são altamente populares no nosso dia a dia, tanto que a estimativa nacional é de algo em torno de 242 milhões de aparelhos ativos no Brasil atualmente. Ou seja, existem mais smartphones do que habitantes. Junto a isso, ter acesso a internet móvel nos tempos atuais é cada vez mais comum e acessível. E somado a esses fatores, a crescente dependência de grande parte das pessoas por redes sociais, como Instagram, Facebook, TikTok, dentre outras, faz com que o uso contínuo dos smartphones seja cada vez maior em nosso dia a dia. E o uso do celular no trânsito?

Com tantos aparelhos, não é de se estranhar que eles infelizmente façam parte de vários momentos indevidos da vida do brasileiro, como no ato de dirigir.

Neste conteúdo, você entenderá como o uso do celular no trânsito, em grande parte pela dependência das redes sociais como o Instagram, tem afetado os motoristas brasileiros – e, claro, como você pode deixar esse péssimo hábito de lado.

Poderíamos considerar esse artigo utilidade pública, não é? Continue a leitura e nos diga no final. 

Será que o uso do celular no trânsito é mesmo um problema?

Embora pareça algo comum e totalmente inofensivo, usar o celular no trânsito tem se tornado uma grande “mania” do brasileiro, e os dados a seguir, feitos a partir do ano de 2021, podem comprovar isso:

  • No ano de 2021, foram registradas exatamente 246.438 multas pelo uso do celular no trânsito.
  • Realizando um cálculo bem simples, isso significa um número de 28 multas por hora no país.
  • 37% dessas multas foram feitas apenas no estado de São Paulo.
  • O uso do celular no trânsito corresponde à 3ª maior causa de mortes no trânsito no Brasil.

Se pararmos para pensar por um novo ponto de vista, é como se o uso do celular no trânsito tenha se tornado um dos novos vícios do brasileiro, que tem dificuldade em controlar isso.

Você sabia que o celular pode causar um “lapso visual”?

O uso do celular no trânsito é algo tão complexo que estudos recentes demonstraram que os motoristas acostumados a realizar essa “façanha” acabam tendo uma espécie de lapso visual.

Isso acontece porque, quando você usa o celular, mesmo para pequenas tarefas enquanto dirige, você acaba retirando sua atenção e sua visão da rua ou estrada.

Por exemplo: digitar enquanto dirige tira ao menos 4,5 segundos da sua atenção no trânsito!

E embora não pareça nada, isso pode ser sim o causador de um grave acidente, ferindo ou mesmo tirando a vida das pessoas.

Tudo porque o uso do celular enquanto dirige causa uma distração tão grande, que é capaz de te fazer perder procedimentos importantes do trânsito, como placas de pare e sinais, ou até mesmo algo inusitado ocorrendo na via.

Quais os perigos de usar o celular no trânsito?

Já que estamos tratando de um assunto super sério e que exige maior dedicação das pessoas, principalmente para reduzir os números e evitar ainda mais acidentes, seguem alguns dos principais perigos envolvendo o uso do celular no trânsito.

1. Atrapalha sua reação a algo

Sabemos que o trânsito é algo complexo, mesmo com todas as leis feitas para garantir a segurança da maioria.

Exatamente por isso que o uso do celular no trânsito deixa tudo ainda mais complicado, já que, de acordo com estudos recentes, motoristas que estejam utilizando um aparelho têm um aumento de 35% nas reações a algo.

E isso, claro, poderá resultar em acidentes!

2. Tira a atenção

Ao não resistir e checar o seu aparelho em busca daquela notificação que acabou de receber você acaba tendo uma grande diminuição da sua atenção ao trânsito.

Assim, pode perder imprevistos como freadas bruscas, acidentes, ou mesmo os básicos como sinalizações.

3. Perigoso para você e seus passageiros

Não é incomum ver pessoas que, ao serem cobradas pelo uso do celular no trânsito, respondem dizendo que não sentem o perigo ou que não acham tão complexo assim.

Mas a verdade é que é perigoso, tanto de te ferir gravemente, quanto de tirar a sua vida!

Fora isso, imagine o perigo para as pessoas que você carrega no seu veículo, dos seus amigos à sua preciosa família.

Nada compensará a perda deles porque você estava distraído com uma atualização do Facebook, por exemplo!

4. Maior perigo para os demais

E é claro, não podemos deixar de destacar o quanto o uso do celular no trânsito pode ser extremamente perigoso para outros motoristas e pedestres.

Em pequenos momentos de distração você pode acabar acertando outro veículo, atropelando alguém, entrando num ambiente que deveria estar protegido de veículos.

Enfim, são muitas as possibilidades de que algo possa acontecer, tudo porque o uso do celular no trânsito tem se tornado algo comum, quando não deveria!

Então, mesmo que seu trabalho dependa do desempenho em redes sociais como o Instagram, busque trabalhar de forma profissional e usar estratégias inteligentes e sustentáveis de crescimento do perfil, para que não tenha que usar o celular ao volante e colocar não só a sua vida, como a de terceiros em risco.

Que tipo de punições posso receber por usar o celular no trânsito?

Ótima pergunta! Vamos lá… 

Se você resolver dar uma olhadinha nas novidades do seu Instagram e for pego enquanto dirige e utiliza o seu celular, irá sofrer com o que chamamos de infração gravíssima, que pelo atual Código de Trânsito Brasileiro traz as seguintes punições:

Não parece muito, porém pode trazer certas complicações para o motorista, já que o uso do celular no trânsito é algo complexo e perigoso.

Mas é todo uso que gera penalizações?

Com todas as facilidades que os aparelhos atuais nos proporcionam, o uso deles para deslocamentos, especialmente em grandes cidades, é algo praticamente essencial para muitas pessoas.

E esse uso não traz penalizações, desde que algumas regras sejam seguidas, como:

  • O aparelho esteja devidamente fixado num local que permita o fácil acesso, e a visualização sem distração no trânsito.
  • A adição de trajetos e pesquisas seja feita apenas com o veículo estacionado, ou por outra pessoa dentro dele, que não o motorista.

Tudo para, é claro, garantir a segurança de todos no trânsito!

Dicas para usar corretamente o celular ao dirigir

  • Use toques diferentes para as suas notificações. Assim você sabe se é algo que pode esperar, como uma atualização em Redes Sociais, ou algo mais urgente, como uma ligação ou mensagem de texto importante.
  • Antes de checar o celular no trânsito, analise se está em um local seguro. O ideal é estacionar devidamente o carro e realizar a sua atualização.
  • Se estiver com outra pessoa, peça que ela manuseie o aparelho por você. Apenas observe para não se entreter demais no que acontece e esquecer do trânsito.

Você também tem essas dúvidas?

  • Porque não pode usar o celular enquanto dirige?

Acho que já respondemos bastante por aqui, mas não custa lembrar: é perigoso para você e as pessoas ao redor; pode trazer multas e outras complicações na sua CNH.

  • Quais são os maiores responsáveis pela segurança no trânsito?

A regra básica do trânsito brasileiro é: os maiores sempre cuidam dos menores. Sendo assim, usando o celular ao volante você poderá ser culpado se causar um acidente com veículos menores e pedestres.

  • Quais as maiores causas de acidentes de trânsito?

No topo, a falta de atenção, que pode vir porque o motorista está ao celular, por exemplo. Depois disso, as maiores causas de acidentes são a falta de obediência à sinalização, velocidade fora do permitido, consumo de álcool, dentre outros.

Conclusão: usar o celular no trânsito não é algo legal!

Já que pode trazer muitos riscos para as pessoas ao redor, provocando ou mesmo ajudando a agravar acidentes, que poderão tirar não apenas a sua vida, mas a de seus familiares e amigos, ou de pessoas importantes para outras pessoas.

Nossa vida é importante, e deve ser colocada antes da “necessidade” de checar algo num aparelho que certamente pode ser manipulado em num outro momento, e em local mais seguro que não seja no trânsito.

Seja você um motorista consciente, e busque o quanto antes reverter esse “vício” de usar o celular no trânsito. Dessa forma, você fará sua parte e garantirá a sua segurança e das pessoas ao seu redor.

Deixar uma resposta